Loteamento de Interesse Social e Habitação Evolutiva
LORENZI
& VENTURINI
HABITAÇÃO EVOLUTIVA
A Habitação de Interesse Social Evolutiva pode ser definida como a habitação de dimensões mínimas que permite modificações que acompanhem as melhorias das condições financeiras e as necessidades de seus usuários ao longo de uma história familiar.
É de extrema importância a flexibilidade, quando aplicada ao projeto da moradia, para se que possa fazer alterações dos arranjos espaciais e usos, sem a necessidade de grande modificação da estrutura original e inicial da edificação original, principalmente para que os custos da ampliação sejam menores.
A construção em etapas é uma forma realista de trabalhar em projetos como estes, e é necessária que uma evolução já esteja prevista desde o projeto inicial: para onde e como a habitação poderá ser modificada, seja pela criação de novos cômodos, seja pela ampliação dos já existentes.
"Uma habitação é considerada polivalente ou evolutiva quando, dada a maneira como foram concebidos os seus espaços, permite alterar os usos dentro dela, ocupá-la de maneiras variadas, distribuindo as funções diferentemente" (Rosso, 1980).
Conceito
